quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Catolic

Manual Bíblico Católico - 2


Onde é que está escrito na Bíblia que......os santos estão mortos, esperando o dia do Juízo Final, e não podem interceder por nós aqui na Terra?

Resposta: Aqui estamos diante de um dos erros mais comuns, e também mais absurdos, das novas doutrinas que pretendem se basear única e exclusivamente na Bíblia Sagrada como fundamento da fé. Como vimos no post anterior (e na 16ª edição da revista Voz da Igreja), a própria Bíblia afirma que a Verdade de Deus não pode ser encontrada somente nas Escrituras, como vemos em João, 5, 39 e em diversas outras passagens.

Sem dúvida precisamos saber respeitar a opção religiosa de cada pessoa, mas também não devemos nos omitir diante de interpretações tão grotescas das Escrituras. É importante que o católico esteja bem preparado para orientar e dialogar com essas pessoas, com embasamento e tranquilidade, de maneira produtiva.

Estariam os santos mortos, inconscientes, esperando o Dia do Juízo Final? Bem, são muitas as passagens bíblicas que afirmam expressamente: os justos que morreram para este mundo estão vivos e bem conscientes na Presença de Deus. Vejamos:

# 2 Reis 2, 11: Elias é arrebatado aos Céus, num turbilhão;

# Gênesis 5, 24 e Eclesiástico 44, 16: Enoque é “trasladado” por Deus aos Céus.

Esses grandes profetas de Deus foram arrebatados aos Céus para morrer, e permanecerem mortos até o Dia do Juízo? Óbvio que isso não teria nenhum sentido. Para morrer, teriam ficado aqui neste mundo.

# Ev. s. S. Lucas 16, 19-31: após a morte, Lázaro e o rico egoísta estão bem vivos e conscientes após a sua morte para este mundo; Lázaro no Céu e o rico no Inferno.

# Ev. s. S. Lucas 23, 39: Jesus Cristo garante ao homem crucificado ao seu lado, conhecido segundo a Tradição como São Dimas, o bom ladrão: “Em verdade te digo que ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. Jesus mentiu? Se não mentiu, então muitos “pastores” estão mentindo, ou então, no mínimo, profundamente equivocados, pois contrariam a Jesus Cristo, que não disse que o ladrão ficaria morto esperando o Juízo, mas sim que naquele dia mesmo os dois se encontrariam no Céu.

# Lucas 9, 28-30: a passagem da Transfiguração do Senhor, no Monte Tabor, mostra Elias e Moisés, que já estavam mortos, aparecendo ao lado de Jesus Cristo, gloriosos e mais vivos do que nós, cá na Terra!

# Mt 22, 31-33: Jesus declara textualmente: “Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes visto o que Deus vos declarou? ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? Deus não é Deus de mortos, mas sim de vivos!”.

Abraão, Isaac e Jacó morreram, mas estão vivos com Deus, no Céu. É isso que Jesus ensina. Alguns “pastores” ensinam diferente? Então como podem se considerar cristãos? O que será daqueles que acreditam neles?

# Hebreus 12, 22 - 23: “...Chegastes ao Monte Sião, à Cidade do Deus Vivo, à Jerusalém Celeste, e aos muitos milhares de anjos; à Assembleia Universal e Igreja dos Primogênitos que estão inscritos nos Céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados”. - Mais uma vez, a Bíblia afirma que na Cidade dos Santos, no Céu, os justos estão vivos e aperfeiçoados, em Comunhão com Deus.

# 1 Pedro 3:19-20: “No qual (Jesus Cristo) também foi e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava...” 1 Ped 4,6: “Por isso foi o Evangelho também pregado aos mortos: para que, depois de terem sido julgados diante dos homens segundo a carne, vivessem segundo Deus quanto ao espírito”.

Também em 1Pedro vemos que Cristo desceu aos infernos para pregar aos “espíritos em prisão”, isto é, foi ao purgatório pregar aos que morreram em rebeldia. Eles estavam, portanto, conscientes.

Existem muitas outras passagens que poderíamos citar, confirmando a mesma verdade. Cada um de nós pode e deve fazer a sua pesquisa bíblica a respeito do assunto. Segundo a Bíblia Sagrada, as almas dos justos, isto é, dos santos, estão no Céu, junto aos anjos e a Deus, vivos e bem conscientes. Este é um fato bíblico, teológico e cristão incontestável.

http://vozdaigreja.blogspot.com/2001_09_01_archive.html
 .......................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário